Flores Cobertas de Orvalho (20 fotos)

O orvalho, sereno ou rocio é um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas pela diminuição brusca da temperatura ou em contato com superfícies frias. É o processo contrario da evaporação.
É um fenômeno vinculado a capacidade do ar para incorporar e reter vapor de água. Para uma dada temperatura há um conteudo máximo de vapor que pode ser incorporado ao ambiente. Esta capacidade máxima cresce a medida que a temperatura do ar aumenta. Assim, ao nível do mar, um ambiente a 30°C pode conter um máximo de 27 g de vapor/kg de ar seco. No mesmo ambiente, a 0°C, só pode incorporar um máximo de 4 g de vapor/kg de ar seco. Desta maneira, com uma queda de temperatura no ambiente, ocorre uma condensação do excesso de vapor de água. Uma das formas de produção do sereno tem a ver com o esfriamento noturno do solo e da camada de ar adjacente devido a perda de energia por emissão de radiação infravermelha. A formação do sereno é muito comum nas noites de tempo tranquilo e calmo, quando a temperatura baixa do solo afeta o ar, fazendo o vapor atingir o ponto de saturação.
Depósito de gotas d'água resultantes de condensação de vapor na superfície de objetos que permanecem ao ar livre durante a noite, o orvalho forma-se nas noites claras porque nelas as superfícies descobertas irradiam calor para a atmosfera. A menos que essa perda seja compensada por uma produção eficiente de calor no interior da superfície, esta se resfriará. A maior parte dos objetos - inclusive folhas de capim e pétalas de flores - irradiam calor melhor que o ar e ficam durante a noite mais frios que este. As superfícies frias esfriam o ar à sua volta; se suficientemente úmida, a temperatura fica abaixo de seu ponto de orvalho. O vapor então passará, por condensação, do ar para a superfície.
A formação de orvalho é mantida pela difusão de vapor d'água, podendo ser classificado em: formado quando o vapor d'água se difunde no ar em direção ao solo e formado pelo vapor d'água que se difunde da superfície do solo.
 Isso associado à grande beleza das flores quando ficam cobertas de orvalho, dá glória ao Criador dessas coisas, Aquele que pensou em tudo isso e as fez: Jeová Deus.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário